segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Batalha de Stalingrado

A Batalha de Stalingrado foi a batalha mais sangrenta da história, que ocorreu entre setembro de 1942 e fevereiro de 1943 na cidade industrial de Stalingrado, ao sul de Moscou entre os exércitos alemães e o exército soviético com mais de 2 milhões de mortos.

Esta batalha representou a virada na Segunda Guerra Mundial. Pela primeira vez, o exército alemão havia sofrido uma grave derrota acabando com o mito da invencibilidade nazista.

Taticamente a Batalha ocorreu da seguinte forma: Os alemães já dominavam 90% da cidade mas os soviéticos se negavam a entregar a cidade. Em um "movimento de pinça", os soviéticos atacaram os flancos alemães (comandado por romenos) e cercaram todo o Sexto Exército Alemão, que era a ponta de lança no ataque da terceira frente.
General Von Paulus

Hitler deu a ordem ao general Von Paulus para que lutasse até o último homem porém este o desobedeceu e rendeu-se aos soviéticos.

Estratégicamente, o objetivo do Sexto Exercito era tomar a cidade industrial de Stalingrado e finalmente chegar ao petróleo do Cáucaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário