sexta-feira, 10 de junho de 2011

Reconstituição do Japão

               O Japão, saiu da guerra derrotado e destruído. Entre 1945 e 1951 os Estados Unidos reorientaram a dinâmica interna da sociedade japonesa. O Imperador Hiroíto fôra isentado de qualquer responsabilidade no conflito mas precisou renunciar publicamente à sua divindade. Já em 1946 foram julgados e condenados os militares japoneses envolvidos em crimes de guerra e no ataque à base norte-americana e uma nova Constituição foi elaborada e nesta ( ainda em vigor ) há um artigo que estabelece: "O governo japonês renuncia eternamente à guerra". O Império do Japão foi reorganizado politicamente como uma Monarquia Parlamentar democrática, a antiga bandeira do "Sol Nascente" identificada ao militarismo expansionista do passado foi abolida restando apenas a que tem um globo vermelho, sem pontas .
                 O Japão deixou de ser no imediato pós-guerra um país industrial e voltou a ter uma economia essencialmente agrária e artesanal e o próprio governo americano dava mostras de que lhe era interessante um Japão fraco constituindo para os Estados Unidos como um tipo de "reserva de mercado" Aliado a isso, as dívidas impostas pelos Estados Unidos a título de indenizações de guerra trouxeram como resultado um quadro de profunda desestabilidade econômica.
                  Esse quadro de crise e estagnação só vai começar a mudar a partir de 1949, e isso por que naquele ano, a Revolução Chinesa levou o governo de Washington a perceber a ameaça potencial que o comunismo oferecia à posição norte-americana na Ásia e também a entender que fazer frente ao comunismo exigia uma mudança de atitude para com o inimigo vencido, o Japão. Assim, por meio de uma política de realinhamento foram perdoadas praticamente todas as dívidas de guerra do Japão e, além disso, a elaboração de um plano de ajuda econômica, o chamado "Plano Colombo" foi a contrapartida na Ásia do "Plano Marshall" na Europa.
                 No ano seguinte os dois principais partidos políticos tradicionais do Japão se unem num bloco de coalizão que neutraliza o Partido Comunista Japonês e com o estouro da Guerra da Coréia não sem razão os norte-americanos entenderam que o real objetivo dos comunistas norte-coreanos não era chegar apenas a Seul mas também a Tóquio. Foi crucial para o Japão situar-se na nova ordem mundial bipolar da Guerra Fria como um importante aliado dos Estados Unidos e não como um ex-inimigo pronto a insurgir-se.
                  Pacificado politicamente, isento das dívidas de guerra, dispondo da oferta de capitais norte-americanos e entendido como aliado contra a ameaça sino-soviética, o Japão pôde recuperar sua indústria e reencontrar o caminho do progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário